Os excelentes PAINÉIS DE BAIXA TENSÃO (SÉRIE NORMA 50) da Beghim foram desenvolvidos respeitando plenamente a norma IEC 61439. mas você sabe a importância desse regulamento? Leia abaixo o texto que preparamos para te explicar:
O objetivo das normas em geral é criar padrões capazes de garantir que os produtos ou serviços atendam aos requisitos de mercado, estes cada vez mais rigorosos. Em suma, uma norma cria referencial técnico e de qualidade a ser seguido. No caso, a norma IEC 61439 foi constituída para dar maior segurança e confiabilidade para os painéis elétricos de baixa tensão pois trata dos Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão, tendo como objetivo esclarecer e reforçar os requisitos indispensáveis para a construção de painéis elétricos ensaiados e certificados.
A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC - International Electrotechnical Commission) é a organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela padronização das tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas. E com exceção dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão, todos os demais países do mundo utilizam como referência normativa as famílias da IEC.
As normas IEC são de uso voluntário, cabendo a cada país membro decidir se as adota como normas nacionais ou não. Quando um país opta por adotar uma norma IEC, esta deve passar por revisão em Comitês Nacionais e posteriormente a norma nacional deve permanecer com a designação que tem na IEC, complementada com o código nacional. No Brasil, a ABNT tem esse papel.
As principais funções da Norma IEC 61439
As verificações propostas pela norma IEC 61439 contribuem para a obtenção de três valores básicos: a segurança, a continuidade do serviço e o atendimento às necessidades do usuário final da solução.
Para garantir a conformidade com a norma, o fabricante original deve realizar nove verificações por ensaio:
- Resistência dos materiais e das partes.
- Grau de proteção dos invólucros.
- Distâncias de isolamento e escoamento.
- Proteção contra choque elétrico e integridade dos circuitos de proteção.
- Propriedades dielétricas.
- Limites de elevação de temperatura.
- Suportabilidade aos curtos-circuitos.
- Compatibilidade eletromagnética.
- Funcionamento mecânico.
Por fim, as melhorias implementadas na norma IEC 61439 vêm trazer maior confiabilidade aos Conjuntos de manobra e controle em baixa tensão, com uma ampla gama de requisitos que proporcionam proteção às pessoas contra quaisquer perigos que possam ser gerados pelo Conjunto, controle das influências externas, otimização da operação e manutenção do Conjunto e possibilidade de modificação e/ou ampliação do projeto inicial.
PAINÉIS DE BAIXA TENSÃO (SÉRIE NORMA 50) da Beghim é um sistema de cubículos de baixa tensão NORMA 50, composto de três diversas gamas de produtos perfeitamente intercambiáveis entre eles: O modelo Norma 50 N, adaptada a todas as aplicações onde é prevista acessibilidade posterior, para este modelo utilizamos a gama Norma 50 A que se caracteriza pela particularidade das subestações onde a acessibilidade dos cubículos pode ser feita somente pela parte frontal. Finalmente a solução Norma 50 M utilizada em todas as subestações onde existem não somente distribuição de potência, mas também alimentação de motores de várias potências que devem ser manobrados e protegidos à distância. Um sistema construtivo homogêneo de estruturas e sistemas de distribuição que permitem realizar diversas configurações de montagem e acessibilidades posteriores e frontais.
Conformidade do produto
As estruturas do NORMA 50 foram concebidas e estudadas respeitando plenamente as normas nacionais e internacionais vigentes, ABNT NBR IEC 61439, CEI EN 60529. As diversas configurações foram ensaiadas e certificadas, utilizando-se as principais marcas de mercado, seguindo os ensaios de tipo previstos nas normas e seu funcionamento é garantido nas condições reais de uso.
Baixe o catálogo e conheça nossa linha de produtos:
https://www.beghim.com.br/_files/ugd/bbf8a1_50c3166057ab4d0385fc00ea791dfef9.pdf
Comments